sábado, 3 de setembro de 2011

Far Far Away

Ermelino Matarazzo?
Madrugada, lá pelas tantas da matina estávamos um amigo e eu voltando para minha casa.
- Não vamos chegar não? Já rodamos 40km!
- Agora não está muito longe, imagine que estamos viajando!
- Mas estamos mesmo. Você mora longe pra cacete!
- Eu te disse que morava num reino muito, mas muito distante!
Continuamos o caminho de forma descontraída, ouvindo musica e compartilhando uma latinha de energético. Comecei a reconhecer os contornos da paisagem velha camarada dos meus olhos! O tranqüilizei dizendo que depois da ponte estaríamos em Ermelino Matarazzo!
- Ermelindo Matarazzo? Fica onde minha fia.
- Não minha senhora não é Ermelindo é somente Ermelino, só Lino!
Tornou-se algo comum em minha vida ter que explica a todos e apresentar também, o singelo distrito de Ermelino Matarazzo. Localizado entre um Engenheiro e um Arcanjo, fica a casa do Comendador. O Sr. Engenheiro Goulart e o Anjo São Miguel e até mesmo a Srª Penha são figuras comumente conhecidas e reconhecidas! Com vizinhos tão ilustres quem reparará num industrial? O primogênito de Francisco Matarazzo não passa de mais um entre no caminho até o Arcanjo.

Admito não ser um bairro de notoriedade, talvez em algum momento da história tenha sido. Desenvolvimento industrial e toda aquela coisa, a ferrovia, que hoje em dia está muito melhor do que fora. Porém, o foco trazido pelas indústrias Matarazzo, hoje vaga nas lembranças dos mais antigos; então o que temos por aqui? Farmácias, Lojas de Calçados e Bancos. O povo daqui não fica doente, descalço e tão pouco pobre!
Gosto daqui apesar de ser longe do centro, de não ter oportunidade de emprego, diversão ser limitada há botecos com música ruim de estilo duvidoso, a fama do Hospital não é das melhores e não só a fama como também as condições de atendimento de instalações. Deixando as criticas de lado, moro aqui há muitos anos, alias toda a minha vida até agora e me sinto bem com o clima interiorano proporcionado pelas praças, igrejas e festas típicas da região. Acho que deve ser por isso que alguns amigos me chamam de caipira! Fazer o que? Gosto de coisas pacatas.
- Aonde você mora?
- São Miguel, conhece?
- Ah sim conheço!
Olho para minha amiga incrédula e espero o rapaz se distrair e pergunto na maior discrição:
- Vanessa desde quando você mudou para São Miguel?
- Desde a hora que conheci esse cara, não vou ficar explicando onde fica Ermelino! Dá até vergonha dizer que moro lá!
Fico de coração partido quando vejo o meu bairro tão simples ser desmerecido deste jeito, não é o melhor lugar do mundo, mas também não precisa esculachar né! Por isso sou adepta de dizer “Sim, eu moro em Ermelino Matarazzo”
- Aonde você mora?
- Ermelino Matarazzo, já ouviu falar?
- Nunca, fica aonde?
- Num lugar remoto da Zona Leste!
- Como faz pra chegar?
- Olha amigo entrarás em uma aventura épica desbravando os caminhos até meu reino muito distante! Seu carro tem GPS?
Damos risadas e prosseguimos a viagem... Sim uma longa e divertida viagem!

2 comentários:

  1. Sensacional esse texto adorei tudo... me lembrei do tão pobre São Mateus, quando digo que moro la,os que conhecem costumam se benzer ou estranham o fato de eu falar a mesma linga que eles. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. caramba XDD o povo acha q nós somos aliens? kkkk
    mto bom texto, ju, congratulations ^^

    ResponderExcluir

Comentários: